18ª Primavera dos Museus de Cuiabá promove acessibilidade e inclusão

• 18ª Primavera dos Museus de Cuiabá promove acessibilidade e inclusão
09 out

Crianças, idosos, pessoas com deficiência visual fizeram parte do público que participou das atividades durante a 18ª Primavera dos Museus na capital mato-grossense. O evento faz parte da programação nacional do Instituto Brasileiro de Museus(IBRAM) e ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil.  Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea, abrindo as portas dos museus de todo o Brasil com atividades diferenciadas com temas dirigidos. Este ano o tema foi “ Museus, acessibilidade e inclusão”. E o resultado foi este: Capacitação da equipe para poder atender o público diferenciado, atividade com idosos, crianças e deficientes visuais.
“Nessa edição da Primavera dos Museus tivemos a oportunidade de expandir nossos olhares, pensar e refletir sobre como aprimorar a acessibilidade e a inclusão nos espaços museais”, afirmou Viviene Lozi Rodrigues, diretora geral da Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso – AÇÃO CULTURAL.

As atividades começaram no dia 17 de setembro no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso com a capacitação da equipe formada por 8 pessoas, referente a acessibilidade.

Entre os dias 23 e 29 de setembro o Museu de Arte Sacra abriu para visitação gratuita. E 145 pessoas passaram pelo museu.

No dia 24 de setembro o Museu de Arte Sacra recebeu 40 membros da Associação Matogrossense dos Cegos para uma sessão de cinema inclusivo e oficina de modelagem em argila. Ainda nesta data, o Museu de Artes Sacra recebeu 50 pessoas no lançamento do Livro “A Surdez e as libras no cenário investigativo-científico”.
No dia 25 foi a vez das pessoas da melhor idade. 46 idosos participaram da oficina de “Pintura em Telha”.

Dia 26,   do Museu na Escola com a participação de 2 escolas( uma de Cuiabá e outra de Várzea Grande) em que 359 crianças fizeram o  Tour Virtual 360º (https://www.tourvirtual360.com.br/masmt/ )
e puderam tocar em réplicas em 3D do Museu.

VEJA AS EXPOSIÇÕES EM CARTAZ NO  MUSEU DE ARTE SACRA

Exposição “O Complexo”
A exposição oferece uma imersão na história e arquitetura do prédio do  Seminário Nossa Senhora da Conceição que abriga o MAS -MT, Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá

Uma Viagem ao Passado
Uma exposição que celebra a arte sacra e a arquitetura da Antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá do período colonial, apresentando objetos remanescentes em sua maioria da antiga Catedral e das Igrejas Senhor dos Passos, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Ilustre Morador  Dom Francisco de Aquino Corrêa
A exposição, permite ao visitante conhecer um pouco da história, objetos pessoais, fotos, publicações e o dormitório original de Dom Aquino Corrêa, figura multifacetada da história de Mato Grosso, atuando como religioso, político, escritor e intelectual. Nascido em Cuiabá em 1885, ele deixou um legado significativo para o estado e para o Brasil.

Santo Papa João Paulo II
A exposição apresenta a história, fotos e um acervo de objetos utilizados pelo Papa durante sua visita histórica a Mato Grosso em 1991.

Arte Popular “Seo” Clínio Moura
Exposição que celebra sua vida e obras do mestre ceramista Clínio Moura que viveu na comunidade de São Gonçalo Beira Rio.

Museu de Arte Sacra 3D
Exposição com 43 réplicas dos principais acervos do museu Acessível ao toque e com audiodescrição.

Tour Virtual 360º
Conheça o Museu de Arte Sacra de sua casa com o tour virtual 360°

PROJETO ACESSE MUSEUS
O tema deste ano, gerou uma reflexão sobre acessibilidade e inclusão é fundamental para eliminação das barreiras nos museus, sejam elas urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais ou tecnológicas. E ainda que as pessoas com deficiência não estejam apenas no grupo de visitantes, mas também façam parte do quadro de profissionais dos museus, que no acervo tenha obras produzidas por artistas com deficiência e que os museus possuam obras onde pessoas com deficiência se vejam representadas.
O Ibram inclusive já está formulando um projeto de nome “ Acesse Museus – Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória”.
O Acesse Museus tem como objetivo implementar diretrizes, fomentar o desenvolvimento e difundir conhecimentos de práticas acessíveis e inclusivas nos museus e nos pontos de memória.
A partir desta perspectiva participativa e de construção por espaços acessíveis, o Ibram convida todos a se juntarem nessa jornada para vivenciar novas experiências através de exposições, mesas de conversa, oficinas e muito mais.

fonte e foto assessoria

About Us

We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts off the system and

Get Consultation