loader image

Domiciano Marques dos Santos

Domiciano Marques dos Santos

Desde a infância, Domiciano Marques Dos Santos, também conhecido como Edu, dedica parte de seu tempo à cerâmica. Sua trajetória artística começou quando, aos 7 anos, Edu se mudou com a mãe para Corumbá. Um dia, enquanto brincava com os amigos, ele se deparou com uma instituição chamada Casa do Massa Barro. “Eu entrei lá por um acaso”, lembra o ceramista. Foi esse “acaso” que possibilitou o início de seu trabalho com a cerâmica. Afinal, Edu aprendeu a fazer o barro, amassá-lo, moldando-o e dando vida às figuras de animais símbolos do Pantanal, como pássaros, jacaré e onça. 

Com o tempo e a prática, o ceramista foi aperfeiçoando suas obras em cerâmica e, inclusive, expandindo as temáticas com as quais trabalha. Além das obras que remetem ao bioma local, Edu também passou a fazer santos. Aos 20 anos, quando retorno à Cuiabá, o ceramista já sabia fazer qualquer tipo de peça. Nessa época, expunha seu trabalho na Casa do Artesão, realizando várias vendas. Também já participou de algumas edições da Feira Internacional do Turismo, bem como integrou exposição do Coletivo dos Ceramistas do Mato, no Sesc Arsenal. 

O ceramista trabalhou no SENAR por cinco anos, ensinando pessoas de comunidades rurais de Mato Grosso a produzirem peças utilitárias, como panela de barro, jarro, travessa, de fruteira e entre outros objetos utilitários. 

Um dos diferenciais de seu trabalho é o material, pois ele mesmo fabrica sua própria argila, a exemplo do mestre e ceramista Osmar Virgílio, sendo que às vezes utiliza técnica similar a do mestre. Além disso, os santos são sua “assinatura artística”, assim como os cofres em formato de porquinho. 

Atualmente, Domiciano dos Santos tem seu ateliê em Várzea Grande e integra o Coletivo Ceramistas do Mato.

Post anterior

Irani Laccal

Próximo post

Maria Oliveira

Adicionar Seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Logotipo

About Us

We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts off the system and

Get Consultation

Contact Us