Olá, vocês sabem o que são oratórios? Oratórios são pequenos utensílios religiosos ou nichos de uso particular feitos em madeira. Sua origem remonta a Idade Média. Sua criação reflete a passagem do universo grandioso das igrejas para o espaço íntimo do cotidiano doméstico. Esses pequenos utensílios ao longo do tempo aparecem e ressurgem em todos os territórios da cristandade, seguindo diferentes tendências, influências e costumes de cada região. Assim, no Brasil sua história iniciou-se desde a chegada dos colonizadores portugueses. Esses pequenos objetos de fé e tradição se espalharam, transportados por bandeirantes, utilizados em sedes de fazendas, senzalas e residências, tornando-se parte do cotidiano nacional.
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso possui em seu acervo uma ala inteiramente dedicada à Oratórios dos séculos XVII, XVIII e XIX, são 13 peças ao todo e representam uma grande diversidade de formas, tamanhos, decorações e estruturas. Salvaguardados pelo Museu, esses oratórios representam muito bem essa diversidade. Alguns são de mesa em composição de madeira, apresentando pintura na cor branca com simulação marmórea; outros são únicos como os oratórios de viagem, exemplo do “Oratório de viagem de Santa Rosa de Lima” sendo de mesa, em madeira escurecida encerada, sem entalhes, acompanha a imagem de Santa Rosa de Lima do século XVII, possui no centro uma porta cuja parte superior é levemente arqueada; um pouco mais abaixo existe uma pequena taramela e na parte interna não há nenhum ornamento, apenas dois suportes para prateleira, feitos de lata, além disso, o fundo é feito de duas ripas de madeira.
Temos também dois importantes oratórios envidrados de salão, um tendo o formato retangular em madeira encerada, com entalhes simples, possui uma porta com moldura de madeira, presa por dois ferrolhos de metal e mais abaixo uma fechadura de metal. As laterais são de madeira e a parte interna é revestida de veludo vermelho. A base inferior é de madeira. E o outro de salão é de madeira encerada, do período barroco, possui portas de vidro e entalhes em forma de voluta na parte superior, com uma cruz torneada. A parte interna é revestida em papel com motivos fitomorfos.
Além destes, no quarto de Dom Aquino há um oratório de parede feito de jacarandá, com entalhes simples seguindo o estilo neoclássico. Na frente apresenta uma porta de vidro com a parte superior arredondada. Internamente é revestido de veludo vermelho e ao centro há uma cruz romana feita de marfim cujas pontas, de metal, têm retratadas as imagens dos quatro evangelistas, feitas de resina. Este oratório ainda dispõe de uma imagem de Cristo feita do mesmo material da cruz, sendo a coroa de espinhos e o tecido feitos de metal.